Holter Cerebral

O Holter Cerebral é um exame eletroencefalográfico, ambulatorial, com gravação contínua da atividade elétrica do cérebro por um período longo de até 24 horas. O aparelho, parecido com um “walkman”, é confortavelmente levado preso à cintura, com cabos colados ao couro cabeludo (eletrodos). Isto permite o registro e monitoramento da atividade elétrica cerebral e, se necessário, da atividade elétrica cardíaca simultânea. O paciente pode exercer quase todas as atividades cotidianas normais.

Aplicações

- Epilepsias

Na avaliação diagnóstica e acompanhamento evolutivo de pacientes epilépticos.

Registro da frequência das descargas eletrográficas e registros do número de crises, até mesmo de crises generalizadas de ausências e outros tipos de crises, bem como a sua relação com eventuais fatores precipitantes.

Auxiliando na classificação das crises epilépticas, no diagnóstico diferencial das mesmas, na avaliação objetiva da resposta ao tratamento e no estabelecimento da influência de fatores psicológicos ou outros no desencadeamento das crises.

- Diagnóstico Diferencial

Diferenciar se um distúrbio de consciência episódico relaciona-se a quadros sincopais de origem cardiocirculatória, crises epilépticas, vertigens paroxísticas, crises conversivas (emocionais), crises de pânico e outras condições paroxísticas bizarras de difícil diagnóstico. O registro simultâneo da atividade elétrica cerebral (EEG) e do ritmo cardíaco (ECG) permite o diagnóstico correto para melhor atuação em muitos desses casos.

- Eficácia do Tratamento

Avaliação objetiva da resposta ao tratamento em relação ao efeito na freqüência e duração das crises epilépticas.

- Registro domiciliar do sono

Registro da atividade elétrica cerebral durante o sono do paciente no seu próprio domicílio, sem o desconforto e os custos do registro de sono feitos em laboratórios especializados dos centros hospitalares. Adicionalmente, eventuais descargas epilépticas de ocorrência durante o sono serão identificadas.

- Crianças

O gravador que utilizamos é pequeno e robusto, sendo adequado ao uso por crianças. Isso possibilita o registro eletrencefalográfico no lar, na escola, e em outros ambientes.

Monitorização de atividades profissionais de risco

Trabalho em altura, em redes de alta tensão e direção de veículos de transporte

Exames pré-admissionais e periódicos, incluindo o EEG convencional com duração de 15 a 20 minutos. A Monitorização EEG de 24 horas aumenta a possibilidade do diagnóstico de anormalidades cerebrais e cardíacas.